segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quem sou eu?

(onde estou?... quem é você?...)

Ok, prá quem não me conhece: meu nome é José, como meu pai. Sou psiquiatra e moro em Recife, mas não é assim que a história começa...
O registro da maternidade de Petrolina diz que nasci às 11:00 de 26/06/1979. Se acreditar piamente na precisão da enfermeira, isso faz de mim um canceriano com a Lua em Câncer. Poderia dizer que nasci virado prá Lua, mas na verdade ser tão canceriano não simplifica as coisas, pelo contrário... Como acabei de chegar aos 30 anos, deveria me preocupar mais com meu ascendente, que me disseram ser Virgem. Hmmmm não sei se isso me ajuda muito, mas ah! claro, psiquiatras não acreditam em zodíaco! Afinal, é apenas mais uma pseudociência, ferramenta neurótica para tentar dar ordem e sentido ao caos, né? huahuahuah, senão veremos...
A verdade é que ainda estou buscando minha própria verdade, mas já tenho clareza de que a dúvida não é só inevitável, mas benéfica. Embora isso torne o "quem sou eu?" particularmente difícil de responder. Normalmente nos definimos mais para o esclarecimento do interlocutor e satisfação de seus supostos propósitos do que propriamente num campo de consciência pessoal. A título de prólogo neste weblog, farei algumas poucas postagens egológicas para não me perder de mim antes de me perder por aí. Apenas uma tentativa de aproximar-me de um auto-retrato mais ou menos consistente, não necessariamente coerente. Para tanto, é preciso falar por partes, naturalmente. Poizé, afinal somos algo mais que a soma das partes...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário